Implantes Piratas: uma triste realidade

Blog 1 - foto

Um artigo da 2015 da Folha de São Paulo trouxe um dado alarmante: Um terço dos implantes dentais utilizados nos consultórios brasileiros são “piratas”.

Sabia que isso até acontecia, porém os dados me impressionaram e não tinha a menor ideia de tais números. As soluções sugeridas no artigo para segurança do paciente devem ser realizadas mas isso não é tudo.

Desde que ingressei na Implantodontia sempre utilizei implantes rastreáveis, com garantia e que em suas embalagens contém uma etiqueta em duas ou três vias com todos os dados de rastreabilidade daquela unidade, porém isso é o básico, todas as marcas aprovadas pela ANVISA seguem esse padrão.

As empresas rastreiam suas produções desde a chegada da matéria-prima e controlam todo processo minuciosamente, o que pessoalmente já tive a oportunidade de verificar visitando várias fabricas brasileiras e também as dos implantes importados com os quais eu trabalho.

Muitas marcas fornecem certificados de garantia vitalícia, mas isso está restrito à problemas de manufatura e não envolvem a maioria dos casos de intercorrências, normalmente relacionados à inflamações por acúmulo de biofilme ou eventuais traumas, por isso a manutenção periódica deve ser realizada rigorosamente, assim como é recomendada e necessária para os dentes naturais.

Um artigo publicado no Journal of Dental Research (2015) por um grupo de pesquisadores independentes mostrou que há diferença na segurança e índice de sucesso dos implantes dentais, tanto em curto como em longo prazo, ou seja, mesmo entre implantes devidamente legalizados há variação nos resultados.

A marca Straumann, uma das que mais utilizo, apresentou os melhores resultados com diferenças significativas para outras grandes marcas de renome mundial e aproveitaram para levantar uma questão polêmica em suas redes sociais sob o título “Marca Importa”.

Concordo, não que implantes devam ser de “grife”, até porque osso não conhece marca, mas sim, reconhece qualidade.

Sem dúvida há um universo de variações e devemos nos atentar que, como tudo na vida, vai desde o aceitável (para não falar dos piratas) até os com tecnologia de ponta.

Obviamente diversos fatores estão envolvidos no sucesso de um implante dental, como a capacitação e experiência do profissional, a saúde e cuidados do paciente, mas aí já é assunto para outro texto.

Felipe Arcas