Osteoporose não é obstáculo para o tratamento com implantes dentários

Bone medical health questions and osteoporosis illustration concept as a close up diagram of the inside of human skeletal hip bones with a magnification glass showing a normal healthy condition degrading to abnormal unhealthy anatomy as a question mark.

O Journal of Dental Research publicou os resultados de um estudo de 5 anos que conclui que as pacientes mulheres com osteoporose podem ser tratadas com implantes dentários.

Estima-se que 1 em cada 2 mulheres com mais de 50 anos de idade podem apresentar fraturas ósseas devido à osteoporose.

A fim de reduzir a progressão da doença e eventuais fraturas, as pacientes muitas vezes recebem medicações.

Efeitos adversos bem conhecidos incluem risco aumentado de necrose óssea quando da execução de procedimentos como extrações, cirurgias ósseas e instalação de implantes.

Evitar implantes dentários em pacientes com osteoporose, por causa da má qualidade óssea ou os efeitos negativos que a medicação poderia causar na cicatrização pós-cirúrgica, impediu que muitos pacientes recebessem esse tipo de tratamento.

Dados recentes indicam que pacientes com osteoporose apresentam resultados igualmente bons para um grupo controle sem osteoporose.

Implantes dentários com uma superfície nano-específica OsseoSpeed ​​foram avaliados por um período de até 5 anos e os pacientes do grupo osteoporótico mostraram uma resposta óssea e dos tecidos moles similarmente boa ao grupo controle saudável.

Em ambos os grupos, a perda óssea média foi de apenas 0,09 mm no total. Os pacientes deste estudo foram diagnosticados com osteoporose, mas ainda não haviam recebido medicação contra reabsorção óssea (ou seja, bisfosfonatos).

No estudo, todos os implantes foram bem sucedidos durante o período de cicatrização antes de serem colocadas as coroas e pontes.

A estabilidade inicial dos implantes foi menor no grupo osteoporótico em comparação com o grupo saudável, mas todos os implantes puderam seguir para a etapa de confecção dos dentes.

Felipe Arcas