Vinho tinto pode auxiliar na proteção de seus dentes

row of red wine glasses, full, empty and with splashes.

Você aprecia ocasionalmente uma taça de vinho tinto? Se assim for, há ainda outro motivo para levantar um brinde. Pesquisadores já haviam estabelecido que uma taça de vinho tinto por dia pode proteger contra doenças cardiovasculares, diabetes e doenças neurodegenerativas. Mais recentemente, um grupo de cientistas espanhóis afirmou que o vinho tinto também pode proteger dentes e gengivas contra as bactérias que causam cáries e doenças gengivais.

O estudo, conduzido por M. Victoria Moreno-Arribas no Instituto de Investigação em Ciências da Alimentação, em Madri, examinou os efeitos de dois polifenóis em bactérias comumente encontradas na boca. Particular atenção foi dada às bactérias que causam cáries e doenças nas gengivas.

Os polifenóis são um tipo de molécula predominante no vinho tinto e também em várias plantas e frutos. O estudo usou células que modelam o tecido da gengiva para testar os efeitos de dois polifenóis do vinho tinto. Os resultados do teste indicaram que os polifenóis inibiram a adesão bacteriana aos fibroblastos humanos em até 40%.

Os cientistas também adicionaram uma espécie de microbioma oral (conjunto de microorganismos encontrados na boca) que parece agir como um probiótico. A capacidade de bloquear a adesão bacteriana foi ainda mais pronunciada quando os polifenóis foram combinados com o probiótico oral.

Os pesquisadores concluíram que estudos adicionais são necessários para avaliar o potencial dos polifenóis como terapias preventivas no manejo de doenças cariogênicas e periodontais, mas que o estudo representa um começo promissor para essa associação.

Felipe Arcas